sábado, 26 de dezembro de 2009

Ponto de Restauração do Sistema - Windows XP

  • Clique em "Iniciar";
  • Pare o ponteiro mouse sobre "Todos os Programas";
  • Pare o ponteiro do mouse sobre "Acessórios";
  • Pare o ponteiro do mouse sobre "Ferramentas de Sistema";
  • Clique em "Restauração do Sistema";
  • Clique em "Restaurar o Computador mais Cedo";
  • No calendário 1 você tem algumas datas em negrito, no calendário 2 você tem datas e descrições de alterações feitas no sistema operacional;
  • Clique em uma data que você tenha certeza que estava tudo certo.
   O computador irá reiniciar, pronto o sistema foi restaurado!

sábado, 19 de dezembro de 2009

Conectores Para o Painel do Gabinete

Conectores para o painel do gabinete

O botão de Reset, o botão Turbo, o Keylock, assim como as luzes de Power, Hard Disk, e Turbo encontrados no painel frontal do gabinete, devem ser ligados à placa mãe para poderem funcionar. Numa placa mãe padrão AT, estes encaixes são de certa forma opcionais, pois mesmo que você não ligue nenhum, o micro irá funcionar. Simplesmente deixar de ligar alguns dos conectores do painel, não afetaria o funcionamento do micro, o único efeito colateral seria que o botão de reset, a chave turbo ou as luzes do painel frontal não funcionariam. No entanto, isso daria uma a impressão de desleixo por parte de quem montou o micro, não sendo muito recomendado se você pretende manter a sua reputação
Porém, numa placa mãe ATX o botão liga-desliga do gabinete é ligado na placa mãe, se não liga-lo, o micro simplesmente não irá ligar. Este sempre será o encaixe mais importante.
Do painel do gabinete saem vários conectores, que devem ser ligados nos encaixes apropriados na placa mãe:


Apesar de sempre a placa mãe trazer impresso ao lado de cada encaixe o conector que deve ser nele acoplado, caso você encontre dificuldades para determinar a posição de algum encaixe, poderá sempre contar com a ajuda do manual. Alguns manuais trazem apenas um diagrama dos conectores, enquanto outros trazem instruções detalhadas sobre as conexões.


Botão liga-desliga ATX: Como disse, utilizando uma placa mãe ATX, o botão liga-desliga do gabinete deve ser ligado diretamente na placa mãe. O conector de dois pinos deve ser ligado no encaixe “Power Switch”, que fica junto com os demais conectores para o painel. Dependendo da placa mãe, o encaixe pode se chamar Power SW, Power Switch, ATX Power, Power On ou outro nome semelhante. Consulte o manual ou os nomes decalcados próximos dos conectores da placa para localizar o encaixe correto. Lembre-se se você conectar o cabo no local errado, ou um dos fios estiver partido o micro não ligará ao pressionar o botão.
Speaker: Mesmo que seu computador não possua uma placa de som, em muitas ocasiões você ouvirá alguns bips. Estes sons são gerados diretamente pelo processador, com a ajuda de um pequeno auto falante encontrado no gabinete, o que explica a sua baixa qualidade.
O conector do Speaker possui quatro encaixes, porém usa apenas dois fios, geralmente um preto e um vermelho, ligados nas extremidades do conector. Não se preocupe com a possibilidade de ligar o fio o conector do Speaker invertido, pois ele não possui polaridade. Basta apenas que seja conectado no encaixe correto da placa mãe
Reset: Apesar de a qualquer momento podermos resetar o micro simplesmente teclando Ctrl+Alt+Del, algumas vezes o micro trava de tal maneira que é impossível até mesmo resetar o micro através do teclado. Nestas situações o botão de reset evita que tenhamos que desligar e ligar o micro.
O conector do reset possui apenas dois encaixes e dois fios, geralmente um branco e outro laranja. Este conector deverá ser ligado no encaixe da placa mãe sinalizado como “Reset SW”, “RST”, ou simplesmente “Reset”. Novamente você não precisa se preocupar em inverter o conector, pois, assim como o Speaker, ele não tem polaridade.
Keylock: O Keylock é uma maneira rudimentar de evitar que estranhos tenham acesso ao computador. Girando uma fechadura no painel do gabinete, o teclado fica travado.
Obviamente, este sistema não oferece nenhuma proteção real, já que qualquer um pode facilmente abrir o gabinete e desligar o fio que liga a fechadura à placa mãe, anulando seu funcionamento, ou mesmo com um pouco de "manha" destravar a fechadura, o que não é difícil de fazer, já que invariavelmente elas são extremamente simples.
Além disso, o Keylock serve apenas para travar o teclado, e não para restringir totalmente o acesso ao micro. As senhas a nível de sistema operacional, ou pelo menos a nível de Setup são muito mais eficientes.
Justamente por sua baixa eficiência e falibilidade, atualmente é raro encontrar à venda gabinetes com a fechadura, ou mesmo placas mãe para com o encaixe para o Keylock. Mais uma vez, a ligação não possui polaridade, bastando ligar o fio no encaixe apropriado.
HD Led e Power Led: Estas são as luzes do painel que indicam que o HD está sendo acessado e se o micro está ou não ligado. O Hard Disk Led, também chamado às vezes de HDD Led, ou IDE Led, é ligado na saída da placa mãe com o seu nome.
O conector para o HDD Led na placa mãe possui sempre 4 pinos. O problema é que o encaixe do painel do gabinete pode ter tanto 2 quanto 4 pinos. Se no seu caso ele possuir apenas 2, este deve ser ligado nos dois primeiros pinos da saída da placa mãe. Ao contrário de outros encaixes, o HDD Led possui polaridade. Geralmente o lado impresso do encaixe deve coincidir com o texto impresso na placa mãe.
O Power Led compartilha a mesma saída de 5 pinos do Keylock. Geralmente, a saída do Power Led é ligada nos 3 primeiros pinos e a do Keylock nos 2 últimos. Como no caso do HDD Led, este encaixe possui polaridade, por isso, se a luz do painel não acender ao ligar o micro, basta inverter a posição do conector.
Turbo Switch e Turbo Led: Diversos programas muito antigos, geralmente anteriores a 86, só funcionavam adequadamente em computadores lentos. Isso se aplica especialmente a alguns jogos desta época, que ficam muito rápidos quando rodados em qualquer coisa acima de um 286, tornando-se injogáveis.
Para permitir que estes programas pudessem ser rodados sem problemas, foi criada a tecla turbo do gabinete que, quando pressionada, diminuía a velocidade de operação do equipamento, fazendo-o funcionar a uma velocidade semelhante à de um micro 286.
Hoje em dia, não existe mais utilidade alguma para tecla turbo, já que estes programas antigos a muito não são usados e ninguém, em sã consciência, gostaria de tornar seu micro ainda mais lento. Por este motivo, quase nenhuma placa mãe atual possui encaixe para o conector do botão turbo, sendo inclusive extremamente raros os gabinetes novos que ainda o trazem.
De qualquer maneira, é bem provável que você se depare com conectores para o botão turbo ao mexer em micros mais antigos. Não existe mistério em sua conexão, bastando ligar os conectores do botão tubo (Turbo SW ou TB SW) e a luz (turbo Led, ou TB Led) na saída correspondente da placa mãe.
Caso o conector do botão turbo possua três encaixes e a saída da placa mãe apenas 2, basta ligar apenas dois dos encaixes. Encaixar o Turbo SW invertido apenas irá inverter a posição de pressionamento do botão, assim o micro operará em velocidade alta quando o botão estiver pressionado e em baixa quando ele não estiver.

sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Plugues de Som Frontais

Os gabinetes mais modernos trazem plugues de entrada de microfone e de saída para alto-falantes (ou fones de ouvido).



Para usar esses plugues é preciso que sua placa seja On-board (placa desom integrada na placa mãe).



Dos plugues sai um conjunto contendo sete fios:



Mic In (ou Mic Data), Ret L, Ret R, L Out (ou Ear L), R Out (ou Ear R) e dois GND (ou Gound). Observe que os fios Ret L e L Out são conectados entre si, o mesmo ocorre com os fios Ret R e R Out. Se o seu gabinete tiver um plugue de entrada de linha (line in), haverá mais dois fios: Line In L e Line In R.Você deve procurar na sua Pla Mãe o local de instalação desses fios. Este local será marcado com "Audio", "External Audio", "Ext Audio", Front Audio", "F Audio" ou similar. Este local consiste em um conector contendo nove pinos, existindo dois jumpers instalados, fazendo a ligação de alguns destes pinos. A localização exata deste conector varia de pla mãe para placa mãe, ou seja você precisará consultar o manual da sua placa mãe para localizá-lo.



Para instalar os fios é preciso entender o sistema de numeração dos pinos do conector da placa-mãe. Existem no conector nove pinos, mas o conector é considerado de 10 pinos, um dos pinos foi removido (pino 8). Os jumpers existentes conectam os pinos 5 ao 6 e os pinos 9 ao 10. Note que de um lado do conector os pinos tem numeração 1 a 9) ímpar e do outro lado numeração par (2 a 10).



Remova os jumpers. A conexão dos fios deve ser feita da seguinte forma

. Mic In ao pino 1;
. Gnd ao pino 2 e 3;
. R out ao pino 5;
. Ret R ao pino 6;
. L Out ao pino 9; e
. Ret L ao pino 10.

Para instruções mais detalhadas clique no link: Plugues de Som Frontais

domingo, 13 de dezembro de 2009

Instalando Portas USB Frontais



No conector de cada fio vem escrito o seu significado:




+5V=VCC=POWER=VERG_FP_USBPWR0 (VERMELHO)


PORT+=P+=DATA+=+D=USB_FP_P0(+) (VERDE ou AZUL)


PORT-=P-=DATA-=-D=USB_FP_P0(-) (BRANCO)


GND=GROUND (FIO PRETO)


USB_FP_OC0 = Não fazer nenhuma conexão




Em cada conector vem escrito se pertence à porta 1 (A ou X) ou 2 (B ou Y). Portanto separe-os em dois grupos 1 e 2.
Para informações mais detalhadas deixo aqui um link do Clube do Hardware:


Consulte sempre o manual da placa, logo abaixo posto um link do clube do hardware onde você pode consultar os manuais de placas-mãe:

sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Placa Mãe, Socket, Processadores, Clock Externo e Memória Ram

Decidi postar modelos de placas mãe diversas com seus respectivos sockets e processadores compátiveis, até mesmo para forma de aprendisado, estando por tanto sujeito a atualizações futuras...
___________________________________________________________________
M748LMRT- PCCHIPS-->Socket 370-->Pentium III 450~500MHz ,Pentium II 233~450MHz e Celeron 266~433MHz-->3 DIMMs for SDRAM até 768MB
____________________________________________________________________
Abit VA-20--> Socket 462--> Athlon XP, Athlon, Duron, Sempron,--> FSB 400/333/266 Mhz--> DDR 400
____________________________________________________________________
PCCHIPS M871G--> Socket 754-->Atlhon 64, Sempron-->FSB 800 Mhz-->DDR 400 (PC 3200);
___________________________________________________________________
ASUS K8S-MX--> Socket 754--> AMD Athlon 64, AMD Sempron-->FSB 800 Mhz-->DDR 400 (PC 3200);
___________________________________________________________________
MSI PM8M3-V-->Socket LGA 775-->Intel Pentium 4, Celeron D-->FSB 800/533 Mhz-->DDR 400 (PC 3200);
___________________________________________________________________
PCCHIPS A13G+ (V 3.0.)--Socket AM2-->AMD Athlon 64 FX/Athlon 64 x2 Dual-Core/Athlon 64/Sempron Processor-->FSB 1000 Mhz-->DDR2 800/667/533/400/DDR2 SDRAM
___________________________________________________________________
PCCHIPS A15G (V 1.0)--> Socket AM2+-->AMD Athlon 64 FX, Athlon 64 x2 Dual Core, Athlon 64, Sempron-->FSB 2000 mts-->DDR2
___________________________________________________________________
ASUS P5VDC-X--> Socket LGA775--> Pentium 4, Pentium D, -->FSB 1066/ 800/ 533 Mhz--DDR_1 ou DDR_2 / DDR2_1 ou DDR2_2
___________________________________________________________________
Abit IP-95--> LGA Socket 775 for Intel--> Core 2 Duo, Pentium D, Pentium 4, Celeron D--> FSB 1066 Mhz--> DDR 400 / DDR2 533
___________________________________________________________________
MSI 915G Combo-->Socket 775-->Processador Intel Pentium 4-->FSB 800 Mhz-->DDR400 / DDR2 533
___________________________________________________________________
GIGABYTE GA-P55A-UD3P-->Socket LGA 1156--> Core i7-870, Core i7-860, Core i5-750--> FSB -->DDR3 2200/1600/1333/1066/800 Mhz (suporta até 16 GB de memória RAM)
___________________________________________________________________
Gigabyte GA-8VM533M-RZ-->Socket 478-->Intel Pentium 4 processor-->FSB 533/400 Mhz-->DDR 266/200 (capacidade máxima 2 GB de memória RAM)
____________________________________________________________________
Placa Mãe Asus P7H55-M/BR -->Socket LGA 1156--> Soquete Intel® 1156 Core™ i7 /Core™ i5/Core™ i3 - Suporta a nova geração de processadores Intel® 32nm Multi-Core--> DDR 3 ( 4 x DIMM, Máximo de 16 GB, DDR3 1333/1066 Non-ECC,Un-buffered Memory Arquitetura da memória: Dual Channel)

sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Para Mudar as Letras das Unidades de Disco

No Menu Iniciar, clique em Configurações, depois em Painel de Controle e selecione Ferramentas Administrativas, clique em Gerenciamento do Computador. À esquerda escolha o item Gerenciamento de Disco. Na coluna que aparecer à direita, selecione a unidade de dico desejada, clique com botão direito do mouse sobre ela e escolha a opção Alterar a letra da unidade de disco. Escolha a letra que achar conveniente.

Atalhos para Reiniciar e Desligar seu Windows XP

Cria na área de trabalho um novo atalho, e onde pede a linha de comando, digite:

PARA DESLIGAR:
%windir%\System32\SHUTDOWN.exe -s -t 0

PARA REINICIAR:
%windir%\SYSTEM32\shutdown.exe -r -t 0

Requisitos para Instalar o Windows 7 e Video Aula de Como Instalar o Windows 7

REQUISITOS PARA RODAR O WINDOWS 7

•Processador de 1 gigahertz (GHz) ou superior de 32 bits (x86) ou 64 bits (x64)
•1 gigabyte (GB) de RAM (32 bits) ou 2 GB de RAM (64 bits)
•16 GB de espaço em disco disponível (32 bits) ou 20 GB (64 bits)
•Dispositivo gráfico DirectX 9 com driver WDDM 1.0 ou superior
Requisitos adicionais para usar determinados recursos:
•Acesso à Internet (taxas podem ser aplicadas)
•Dependendo da resolução, a reprodução de vídeo pode exigir mais memória e hardware gráfico mais avançado
•Alguns jogos e programas podem exigir uma placa gráfica compatível com DirectX 10 ou superior, para o melhor desempenho
•Para alguns recursos do Windows Media Center, um sintonizador de TV e hardware adicional podem ser necessários
•O Windows Touch e os Tablet PCs exigem hardware específico
•O Grupo Doméstico exige uma rede e PCs com o Windows 7
•A autoração de DVD/CD requer uma unidade ótica compatível
•O BitLocker exige Trusted Platform Module (TPM) 1.2
•O BitLocker To Go exige uma unidade flash USB
•O Modo Windows XP exige mais 1 GB de RAM, mais 15 GB de espaço disponível em disco e um processador compatível com virtualização de hardware com Intel VT ou AMD-V ativados
•Música e sons requerem saída de áudio
A funcionalidade do produto e os gráficos podem variar com base na configuração do seu sistema. Alguns recursos podem exigir hardware avançado ou adicional.

quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Computador Não Desliga e Nem Reinicia...

Pode ter vários programas iniciando junto com o Windows...
Para resolver o problema:
. Clique em "Iniciar", "Executar";
. Digite: msconfig;
. Clique em "Inicializar" e desative os programas que você não precisa iniciar com o Windows.

Memória Virtual Baixa

Clique com o botão direito do mouse em Meu Comptador, clique em Propriedades, Avançado, na janela "Memória Virtual", clique em alterar, marque a opção para o Windows Gerenciar e pronto!